Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/100
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCoutinho, Suzana Andreia Santospt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4426457J1por
dc.contributor.advisor1MORAES, Lélia Cristina Silveira dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0326760034146239por
dc.date.accessioned2016-08-17T13:54:02Z-
dc.date.available2016-08-03pt_BR
dc.date.issued2015-07-08pt_BR
dc.identifier.citationCOUTINHO, Suzana Andreia Santos. TEACHER CONTINUOUS TRAINING ACTING IN PROEJA IN THE CONTEXT OF THE INSTITUTE MARANHÃO FEDERAL (IFMA). 2015. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/100-
dc.description.resumoA presente pesquisa insere-se no grupo de pesquisa Escola, Currículo, Formação e Trabalho Docente, da Universidade Federal do Maranhão. Refere--se ao Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos PROEJA e tem como objetivo analisar a formação continuada dos professores que atuam no PROEJA do IFMA. Neste estudo adota-se como metodologia a pesquisa qualitativa, por considera-se que esta é importante em relação ao objeto pesquisado, levando em consideração a realidade objetiva em que se encontra a pesquisa em análise. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica, por possibilitar ao pesquisador uma compreensão maior sobre o objeto pesquisado, por meio das fontes teóricas e a pesquisa documental, por ser um referencial teórico fundamentado em documentos originais referentes à pesquisa sem nenhuma intervenção do pesquisador. Como técnica de pesquisa adotou-se a entrevista semiestruturada para a coleta de dados. Os sujeitos participantes da pesquisa foram duas (02) coordenadoras pedagógicas e dez (10) professores que atuam no curso Técnico em Agropecuária PROEJA, totalizando um conjunto de doze (12) sujeitos pesquisados, com o intuito de extrair as percepções acerca da formação continuada de professores do PROEJA. Esta pesquisa está fundamentada teoricamente nos estudos de:Arroyo (1997); Azevedo (2006); Candau (1997); Libâneo (2004); Nóvoa (1991); Paiva (1973); Sacristán (1998); Soares (2007); Triviños (1995); Alves-Mazzotti (2006); Poupart (2010); Haddad (1991); Giroux (1997); Gatti (1997); Freire (2005); Contreras (2002); Althusser (1976); e também em documentos referentes ao PROEJA. Com esse estudo, verificou-se a importância da formação continuada para os professores que atuam no PROEJA, Campus Maracanã, para que tenham uma formação cada vez mais sólida, buscando sempre o aprimoramento da prática educativa, a fim de desenvolverem suas atividades pedagógicas de modo a alcançar a aprendizagem dos alunos, principalmente daqueles, oriundos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desse modo, a pesquisa confirma a importância dessa formação continuada, para que se sintam mais preparados para o cotidiano de sala de aula com esse público-alvo, que tem sua singularidade.por
dc.description.abstractThis research is part of the research group "School Curriculum, Training and Teaching Work," the Federal University of Maranhão. Refers - to the National Professional Education Program Integration with the Basic Education of Youth and Adult Education Mode - PROEJA and aims to analyze the ongoing training of teachers who work in PROEJA of IFMA. In this study it is adopted as a qualitative research methodology, for it is considered that this is important in relation to the researched object, taking into account the objective reality it is in the research under review. We used the literature search, by enabling the researcher to a greater understanding of the researched object, by means of theoretical sources and documentary research, as a theoretical framework based on original documents related to the research without any intervention by the researcher. As research technique adopted the semi-structured interview for data collection. The subjects of the research were two (02) pedagogical coordinators and ten (10) teachers working in the Agricultural Technical ongoing PROEJA totaling a set of twelve (12) individuals surveyed, in order to extract the perceptions of continuing education PROEJA teachers. This research is theoretically based on studies of: Arroyo (1997); Azevedo (2006); Candau (1997); Libâneo (2004); Nóvoa (1991); Paiva (1973); Sacristan (1998); Soares (2007); Triviños (1995); Alves-Mazzotti (2006); Poupart (2010); Haddad (1991); Giroux (1997); Gatti (1997); Freire (2005); Contreras (2002); Althusser (1976); and also documents pertaining to PROEJA. With this study, it was the importance of continuing training for teachers who work in PROEJA, Campus Maracanã, so that they have an increasingly strong background, always looking for the improvement of educational practice in order to develop their teaching activities so achieve student learning, especially those originating from the Youth and Adult Education (EJA). Thus, the research confirms the importance of continuing education, so that they feel more prepared for the classroom everyday with this audience, which has its uniqueness.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T13:54:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DissertacaoSUZANAANDREIASANTOSCOUTINHO2015.pdf: 790066 bytes, checksum: a03256460826655198a1b318403bf124 (MD5) Previous issue date: 2015-07-08eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação Continuadade Professorespor
dc.subjectEJApor
dc.subjectPROEJApor
dc.subjectContinuing teacher trainingeng
dc.subjectEJAeng
dc.subjectPROEJAeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpor
dc.titleA FORMAÇÃO CONTINUDADE DE PROFESSORES QUE ATUAM NO PROEJA NO CONTEXTO DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO (IFMA)por
dc.title.alternativeTEACHER CONTINUOUS TRAINING ACTING IN PROEJA IN THE CONTEXT OF THE INSTITUTE MARANHÃO FEDERAL (IFMA)eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DissertacaoSUZANAANDREIASANTOSCOUTINHO2015.pdf771,55 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.