Skip navigation
Página inicial
Navegar por
Comunidades e coleções
Navegar por:
Data de defesa
Autor
Orientador
Título
Assunto
Áreas do CNPq
Departamento
Programa de pós-graduação
Tipo de documento
Tipo de acesso
Ajuda
Sobre o Harvesting
Perguntas frequentes
Ajuda padrão
Sobre o TEDE
Sobre a BDTD
Entrar em:
Meu espaço
Receber atualizações
por e-mail
Editar perfil
English
Español
Português
Universidade Federal do Maranhão
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
Teses e Dissertações
Navegando por Assunto
Ensino
Ir para:
0-9
A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z
ou entre com as primeiras letras:
Classificar por:
Autor
Data de defesa
Data de depósito
Orientador
Programa
Tipo de documento
Título
Em ordem:
Ascendente
Descendente
Resultados/Página
5
10
15
20
25
30
35
40
45
50
55
60
65
70
75
80
85
90
95
100
Registro(s):
Todos
1
5
10
15
20
25
30
35
40
45
50
Mostrando resultados 1 a 20 de 21
Próximo >
Data de defesa
Pré-visualização
Título
Autor
Orientador
Programa
Tipo de documento
28-Abr-2011
O PENSAMENTO PEDAGÓGICO SOCIALISTA: reflexões sobre a experiência educacional desenvolvida na Rússia pós-revolucionária e suas contribuições para o projeto educacional da sociedade contemporânea
Abreu, Malila da Graça Roxo
LIMA, Francisca das Chagas Silva
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Dissertação
30-Jul-2025
O ENSINO DA DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Contribuições para a prática pedagógica no ensino médio – uma experiência desenvolvida no Centro de Ensino Cônego Ribamar Carvalho
ALMEIDA, Edvone Sampaio Cutrim
VIANA, Raimundo Nonato Assunção
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Dissertação
24-Jul-2020
O ensino de filosofia entre o proposto e o realizado: um olho nas orientações legais e outro na escola, à luz do pensamento de Deleuze e Guattari
ANDRADE, Quizânior de Oliveira
PASSOS, Helder Machado
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCH
Dissertação
19-Out-2020
As artes visuais e a cultura popular no ensino médio: blocos tradicionais de São Luís do Maranhão e a valorização das identidades comunitárias
ARAUJO, Marilú Moraes
BRASIL, Marcus Ramusyo de Almeida
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH
Dissertação
16-Abr-2020
O homo ludens no contexto da dialética platônica na alegoria da caverna: os jogos como estratégia lúdica para o ensino de Filosofia
CARVALHO, Eveline Maria da Conceição Sousa e Silva de
MENEZES, Marly Cutrim de
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCH
Dissertação
30-Mai-2017
A utilização do Scilab em aplicações de matrizes e sistemas lineares
COSTA, Bruno Valério Everton
SOUZA, Valeska Martins de
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCET
Dissertação
22-Abr-2019
O ensino de filosofia para o 6º ano da educação básica: as contribuições de projetos de trabalho e o uso da tecnologia
COSTA, Cristiane Alvares
ANJOS, Elisa Maria dos A
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Dissertação
27-Out-2016
Geogebra: uma ferramenta dinâmica na aprendizagem da Geometria no Ensino Básico
DINIZ, Joel Felix Silva
SOUZA, Valeska Martins de
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCET
Dissertação
14-Jan-2006
AS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE HISTÓRIA AO PROCESSO DE FORMAÇÃO DA CIDADANIA: um estudo de caso
Ferreira, Delcineide Maria da Conceição
RAPÔSO, Maria da Conceição Brenha
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Dissertação
6-Ago-2019
O currículo de Filosofia na educação básica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão: desafios e perspectivas da prática docente
HOMEM, George Ribeiro Costa
ANJOS, Elisa Maria dos
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Dissertação
22-Jul-2016
Considerações sobre o uso das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) na prática docente em Artes Visuais na Rede Municipal de São Luís-MA
Lima, Weeslem Costa de
ROCHA, Viviane Moura da
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH
Dissertação
29-Nov-2019
Saber aprender: desenvolvendo as competências de leitura, argumentação e escrita no ensino de filosofia
LISBOA, André Sales de Abreu
MIRANDA, Luis Hernán Uribe
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCH
Dissertação
3-Nov-2011
A MARGINALIZAÇÃO DA LITERATURA MARANHENSE NO ENSINO MÉDIO: dimensões curriculares
Martins, Ana Patrícia Sá
SOUSA, Antonio Paulino de
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Dissertação
26-Out-2015
A África está em nós: contos africanos de Angola e Moçambique em Língua Portuguesa para o ensino de base intercultural
MENEGON, Patrícia Pinheiro
FEITOSA, Márcia Manir Miguel
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Dissertação
30-Out-2017
A importância das mídias e tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de matemática
NASCIMENTO, Sancler Silva
ARAÚJO, Valdiane Sales
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCET
Dissertação
8-Out-2020
O teatro no ensino médio formal: desafios, perspectivas e participação
OLIVEIRA, Fabiana Cruz de
BORRALHO, Tácito Freire
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH
Dissertação
29-Nov-2018
Software Geogebra no ensino de funcões: revisão da literatura a partir das produções discentes nas dissertações do PROFMAT
PEREIRA, Alvimar de Jesus Schalcher
SILVA, Antônio José da
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCET
Dissertação
4-Jul-2018
O ensino de artes visuais no contexto da lei n° 10.639/2003 e o referencial curricular de arte da Secretaria Estadual de Educação do Maranhão (SEDUC/MA): Um estudo no Centro de Ensino Governador Archer
ROCHA, Luis Félix de Barros Vieira
NUNES, Antonio de Assis Cruz
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Dissertação
20-Ago-2021
A análise linguística no ensino de língua portuguesa do 6º ao 9º ano: uma investigação no Documento Curricular do Território Maranhense
SANTOS, Danilo Tavares dos
MUGSCHI, Sonia Maria Correa Pereira
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS/CCH
Dissertação
27-Jun-2019
RECURSOS DIDÁTICOS TÁTEIS: intervenções educacionais para mediar o ensino da Geografia para estudantes cegos.
SILVA, Rodrigo Aires
ZAQUEU , Lívia da Conceição Costa
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Dissertação