Navegando por Áreas do CNPq Ensino-Aprendizagem

Ir para: 0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

 
Mostrando resultados 1 a 20 de 110  Próximo >
Data de defesaPré-visualizaçãoTítuloAutorOrientadorProgramaTipo de documento
9-Nov-2018Produção e utilização do jogo de computador no âmbito do ensino de óptica geométricaAGUIAR, Diêgo MarquesDINIZ, Eduardo MoraesPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA/CCETDissertação
24-Ago-2021O ensino filosófico de Filosofia no contexto da escola em tempo integral como experiência possibilitadora da autonomiaALMADA, José Antonio SouzaBAPTISTA, Alexandre JordãoPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCHDissertação
5-Jul-2018Proporcionalidade na educação básica: Investigando as possíveis conexões com outros ramos da Matemática, à luz da Teoria dos Registros de Representação SemióticaALMEIDA, Joemilia Maria PinheiroNERES, Raimundo LunaPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICADissertação
20-Set-2022Textos de divulgação Científica como recurso didático para a Educação Ambiental nos anos iniciais do ensino fundamentalALMEIDA, Laiane Morais deSOUSA, Carlos Erick Brito dePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCETDissertação
30-Mar-2022Interfaces entre ciência e literatura em livros juvenis e suas contribuições ao ensino de ciênciasALVARENGA, Glaziane SoaresSOUSA, Carlos Erick Brito dePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCETDissertação
25-Ago-2021O pensamento algébrico em livros didáticos da coleção A conquista da matemática dos anos finais do ensino fundamental: um olhar a partir da teoria antropológica do didáticoANDRADE, Belyt SousaSILVA, Antonio José daPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCETDissertação
19-Ago-2019O movimento dialógico de escrever: os gêneros do discurso como o lócus específico de manifestação da linguagemANDRADE, Maria Jandira deCORREIA, Joelma ReisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICADissertação
19-Nov-2020O processo de escrita em sala de aula: a mediação pedagógica e suas implicações na formação de alunos produtores de textoARAÚJO, Érica Patrícia Marques deCASTELLANOS, Samuel Luis VelázquezPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICADissertação
21-Ago-2019Radioatividade no ensino médio em uma abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS)BRITO, Elisiany dos SantosMARQUES, Clara Virgínia Vieira Carvalho OliveiraPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICADissertação
17-Set-2022Seguindo os passos dos griôs: a oralidade como instrumento metodológico para o ensino da História e cultura afro-brasileira e africana para crianças na Unidade de Educação Básica (UEB) Tancredo Neves – ISEMACAMPOS, Luanda MartinsNUNES, Antonio de Assis CruzPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICADissertação
18-Set-2019REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: contribuições à constituição do conceito de fração no 5º Ano do ensino fundamental.CARDOSO, Geni PereiraNERES, Raimundo LunaPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICADissertação
25-Abr-2021As ações lúdicas e as práticas pedagógicas nas experiências infantis: tecendo saberes e fazeres de educadores (as) de crianças pequenas.CARVALHO, Dania Rafaela FerreiraMELO, José Carlos dePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICADissertação
16-Abr-2020O homo ludens no contexto da dialética platônica na alegoria da caverna: os jogos como estratégia lúdica para o ensino de FilosofiaCARVALHO, Eveline Maria da Conceição Sousa e Silva deMENEZES, Marly Cutrim dePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCHDissertação
4-Dez-2023Animações digitais no contexto da formação inicial de professores de BiologiaCAVALCANTE JÚNIOR, Dogival AlvesVALLE, Mariana Guelero doPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCETDissertação
30-Ago-2022Possibilidades e limites da aula oficina para o ensino-aprendizagem de históriaCOELHO, Adriana Regina OliveiraCAMPOS, Marize Helena dePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIADissertação
26-Out-2020Educação ambiental e queimadas: a construção de conceitos no ensino de ciências para formação de sujeitos ecológicosCORRÊA, Nilton da SilvaMARQUES, Clara Virgínia Vieira Carvalho OliveiraPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICADissertação
22-Set-2022Funções trigonométricas no contexto dos registros de representação semiótica: uma análise em livros didáticosCOSTA, Renata Gaspar daSILVA, Antonio José daPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCETDissertação
26-Mai-2020A produção textual de crianças do 3o ano: possibilidades de prática discursiva na alfabetizaçãoCOSTA, Cleia Silva PintoFERNANDES, Vanja Maria Dominices CoutinhoPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICADissertação
28-Dez-2021O Ensino do ato de ler: uma abordagem metodológica discursiva para turmas de 4º e 5º ano do ensino fundamental.COSTA, Daniele de Jesus MoreiraFERNANDES, Vanja Maria Dominices CoutinhoPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICADissertação
16-Ago-2019Projeto de trabalho sobre o reggae: uma intervenção didático-pedagógica do ensino de Geografia na Unidade de Educação Básica Rosário NinaCOSTA, Rosangela CoêlhoNUNES, Antonio de Assis CruzPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICADissertação